Obtendo a quantidade certa de vitaminas

Com estudos que mostram que a maioria de nós é deficiente em pelo menos um tipo de vitamina, e que muitos de nós acumulamos quantidades tóxicas de outras vitaminas, é fácil ver que você provavelmente deve começar a prestar mais atenção à sua ingestão de vitaminas. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que têm uma doença, condição ou efeitos colaterais indesejados, como fadiga ou problemas de pele. Abaixo estão algumas das melhores maneiras de se certificar de que você está a receber a quantidade certa de vitaminas para o seu corpo funcionar em níveis óptimos:

  • Obter um exame de sangue

Obter um exame de sangue é uma das melhores maneiras em absoluto de descobrir se está a acumular muitas vitaminas ou se você é deficiente numa ou mais vitaminas ou minerais. A maioria das companhias de seguros agora cobrem,  pelo menos a maioria, os exames de sangue 1-2 por ano. Se você está com sintomas que têm muitas causas possíveis, provavelmente o seu médico irá recomendar um exame de sangue. Eles estão sempre abertos para lhe fazer um, se você pedir também.

  • Faça a sua pesquisa

Para obter mais informações sobre hipervitaminose ou hipovitaminose, visite o site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Você ficará surpreso com o que você aprenderá em alguns minutos no seu site.

  • Mude a sua dieta

Depois de educar-se sobre a toxicidade vitamínica e deficiências vitamínicas, leia sobre conteúdos vitamínicos em diferentes tipos de alimentos. Em seguida, altere a sua dieta de acordo aos resultados encontrados para assim alcançar as quantidades desejadas de vitaminas que o seu corpo precisa. Se o seu médico descobre que está com deficiência de vitamina, ache alimentos ricos naquela vitamina e tente comer mais destes.

  • Coma alimentos orgânicos

Embora os alimentos orgânicos possam ser muito mais caros do que não orgânicos, estes geralmente estão carregados com mais vitaminas e nutrientes e podem potencialmente poupar dinheiro no longo prazo. Considerando a quantidade de dinheiro que você pode gastar em médicos e tratamentos se desenvolver uma condição. Muitos produtos não orgânicos são geralmente geneticamente modificados para ter uma melhor aparência, vida útil e para crescer mais rápido, mas esses alimentos geralmente não contêm altos níveis de nutrientes. Os alimentos orgânicos também são cultivados em solo fértil, por fazendas locais, que contêm mais nutrientes no solo.

  • Mantenha um diário de alimentos

Manter um diário de alimentos é uma óptima maneira de rastrear a sua ingestão de vitaminas. Há muitos aplicativos nos dias de hoje, como “MyPlate” e “MyFoodDiary” que permitem inserir rapidamente cada tipo de comida consumida na app, ou escolha refeições de restaurantes populares, e este app calcula/rastreia informações sobre nutrientes para você. Estudos mostram que as pessoas que usam diários de alimentos por longos períodos de tempo estão cada vez melhor do que aqueles que não acompanham a ingestão de alimentos. As revistas de alimentos também são uma óptima maneira de ajudá-lo a planear refeições que são ricas em vitaminas e permitem que você gere rapidamente listas de compras.

  • Beba quantidades adequadas de água

A desidratação pode levar à acumulação de certas vitaminas, bem como à falta de absorção de vitaminas. Muita ingestão de água pode contribuir para deficiências vitamínicas. Se você tem um trabalho em que trabalha manualmente em ambientes quentes, é importante beber grandes quantidades de água para se manter hidratado. Mas você pode considerar tomar um suplemento vitamínico para repor as vitaminas perdidas.

  • Converse com o seu médico sobre os seus medicamentos

Nos últimos anos, médicos e cientistas descobriram que existem muitas drogas, que são comummente prescritas, que empobrecem as vitaminas. Algumas dessas drogas actuam como diuréticas e algumas têm mecanismos de acção únicos que metabolizam ou bloqueiam a absorção de vitaminas e nutrientes. Alguns medicamentos também são capazes de causar hipervitaminose em pacientes que os tomam. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se algum dos seus medicamentos tiver um efeito sobre os níveis de vitamina e eles ficarão felizes em informar ou pesquisar o medicamento para você.

  • Pare de fumar

Parece que você ouve isso em cada uma das recomendações de saúde e há um motivo! A fumaça do cigarro pode causar estragos nos níveis de vitamina. O fumo do cigarro contém radicais livres (moléculas com um número ímpar de electrões) que são instáveis e oxidam células no corpo. Os antioxidantes são moléculas capazes de fornecer um electrão sobressalente sem alterar a sua composição que estabiliza e neutraliza os radicais livres. A vitamina C e E são dois dos melhores antioxidantes disponíveis. No entanto, grandes quantidades de fumo esgotam esses antioxidantes. A vitamina C também ajuda na produção de colágeno, portanto, sem quantidades adequadas de vitamina C, você pode enfrentar problemas de envelhecimento ou pele prematura.

  • Escolha suplementos com sabedoria

Para aqueles que não apresentam sintomas de toxicidade ou deficiência de vitaminas e que comem uma dieta saudável, um multivitamínico ou suplemento não deve ser necessário. Se você suspeita que os seus níveis de vitaminas estão fora do controlo de uma dieta pobre, esgotamento, etc., seria sábio fazer um exame de sangue antes de tomar qualquer tipo de suplemento. Mas a maioria dos médicos diz que tomar um multivitamínico padrão pode ser saudável e Usado como preventivo. Se você está a tomar algum suplemento vitamínico, lembre-se de ler os rótulos e factor nos níveis de vitaminas com a sua dieta para que você não esteja a receber muitas vitaminas solúveis em gordura.

Como você pode ver, existem muitos factores que afectam os níveis de vitamina no seu corpo. Com o grande número de vitaminas e nutrientes essenciais e o grande número de variáveis que afectam esses níveis vitamínicos, a toxicidade vitamínica ou a deficiência de vitamina pode ser mais comum do que você pensaria. A hipervitaminose e a hipovitaminose podem ser a causa subjacente de milhares de condições, por isso, educando-se, bebendo água adequada, discutindo os seus níveis com o seu médico e comendo direito, você pode poupar dinheiro e, em última análise, viver uma vida mais longa e saudável.