Muitos profissionais de saúde aconselham às pessoas a comer uma laranja e beber água em vez de optar por um copo de sumo doce. No entanto, no “ACS Journal of Agricultural and Food Chemistry”, os cientistas relatam que tudo isso não é assim tão claro.

Embora os sumos sejam feitos com alto teor de açúcar, os cientistas descobriram que certos nutrientes no sumo de laranja podem ser mais fácil para o corpo de absorver, que quando uma pessoa come a fruta.

Os instigadores estão cientes de que as laranjas são embalados com nutrientes como carotenóides e flavonóides, que, entre outros benefícios, pode, potencialmente, ajudar a reduzir o risco de certos tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

Pondo a um lado o açúcar…

Muitas pessoas preferem beber um copo de suco de laranja em vez de comer a fruta. Deixando a questão do teor de açúcar de lado, quem bebe sumos estão a receber os mesmos benefícios nutricionais?

Os pesquisadores descobriram que na produção de sumo de laranja pasteurizado caem ligeiramente os níveis de carotenóides e vitamina C. Mas, ao mesmo tempo, melhora significativamente os carotenóides e a vitamina C “biodisponibilidade”, ou o quanto o corpo pode absorver e utilizar. E ao contrário da sabedoria convencional, as laranjas, embora espremi-las reduz drasticamente os níveis de flavonóides, os restantes eram mais bio acessível.

Enquanto mais discussão, recomendamos que você continuar a tomar a sua laranja – fruta ou suco – evitando versão industrial e processados, ou seja, suco espremido na hora.