A visão é um belo sentido para manter intacto e saudável. Isso permite-nos apreciar melhor o nosso ambiente e é muito útil nas actividades do dia-a-dia. A visão perfeita é dada a um bom número de pessoas, mas o resto de nós tem que lidar com problemas de visão.

O aumento da tecnologia, os trabalhos de mesa e o uso excessivo dos telefones e computadores têm levado ao desenvolvimento mundial de estilos de vida não saudáveis, tensão ocular e postura fraca. Com isso surgiram mais problemas de visão que poderiam ter sido evitados. O uso de lentes de contacto expõe o portador para bactérias e infecções, e os óculos convidam a dependência. Aqui estão 6 exercícios projectados para mover os músculos oculares para restaurar a boa visão.

Fazer as flexões do lápis

Fixe os olhos num ponto marcado num lápis que se encontra verticalmente na frente do seu rosto. Certifique-se de que é a sua linha central de visão. Mova o lápis para cima e para baixo enquanto se concentra na marca dez vezes. Em seguida, gire o lápis no sentido horário, no sentido anti-horário, mantendo o olho na marca.

Este exercício ajuda os músculos oculares a alcançar um tempo de reacção mais rápido e uma taxa de movimento, e pode ajudar as condições em que há dificuldade em se concentrar. Uma variação do exercício que você pode fazer é mudar a distância do lápis do seu rosto ao aproximá-lo, mais longe, mais longe. Isso estimulará os músculos que se ajustam à profundidade.

“Sunning”

Sunning é um exercício que se concentra na contracção da íris, que é o músculo esfíncter que torna as pupilas mais amplas. Isto ajuda com acomodação leve e reduz a sensibilidade à luz, especialmente naqueles que tendem a franzir os olhos.

Este exercício é feito com os olhos fechados, e é feito durante o dia devido à exigência do sol. Envolve mover a cabeça da rotação total direita para a rotação total esquerda, certificando-se de que os olhos não estão expostos ao sol durante a rotação total, ainda que seja exposto ao sol durante a rotação neutra (ou voltada para a frente). Isto é feito por 10 minutos e antes do exercício das palmas, que discutiremos a seguir.

Tape os olhos com as palmas da mãos

Este método é simples e relaxante, e pode ser considerado uma forma de exercício de atenção plena e de meditação que também beneficia a visão. Isto é muito útil para aqueles que têm fadiga ocular, que sofrem de dores de cabeça devido à visão e aqueles que têm olhos secos e visão embaçada após um longo dia.

A chave do exercício é encontrar uma posição confortável para você. Mantenha as suas pernas abertas e mantenha o seu corpo conectado e num estado de relaxamento, como você faria na meditação. Levante os cotovelos e coloque as palmas das mãos sobre os olhos fechados com uma mão sobreposta ao outro. Respire lenta e profundamente, e se concentre em coisas positivas. Você pode fazer isso várias vezes ao dia por alguns minutos, dependendo do tempo que leva você a relaxar.

Piscar

Embora seja natural para nós piscar, olhar demais para a televisão, a tela do computador e as telas de nossos dispositivos móveis realmente reduzem a taxa de piscamento, permitindo que os olhos se sequem e eventualmente tornando-o propenso a coçar, irritar e problemas de visão.

Piscar é uma actividade que mantém o olho lubrificado e saudável, e é importante especialmente quando o trabalho envolve olhar para uma tela de computador durante todo o dia. É importante fazer pausas após 20 minutos e piscar algumas vezes. Fechar os olhos por alguns segundos adicionais também pode ajudar.

Mudar o foco

Ensinar os olhos a transferir o foco de um ponto a outro é o objectivo do exercício. Você, literalmente, simplesmente desloca o seu ponto focal de um objecto para outro.

Para começar, escolha dois objectos no cenário sobre o qual você gostaria de se concentrar, para começar, seria bom se os dois objectos estivessem à mesma distância de você. Então, olhe para um objecto, depois para o outro, depois novamente para o primeiro. Continue a transferir o foco por alguns segundos.

Para adicionar variação a isso, e para adicionar uma pequena dificuldade, tente mudar um foco para algo mais ou mais próximo que o outro, para desafiar também a sua percepção de profundidade.

Tratamento visual

Uma das coisas mais relaxantes para o olho é a cor verde. Esta é a razão pela qual muitos escritórios têm plantas ou pinturas com paisagens. Estes não são apenas para decoração e estética, mas também são úteis para os olhos se acalmarem.

Também é recomendado olhar algo verde depois de olhar para um ecrã do computador por muito tempo. Dê a sua visão um deleite indo para um lugar em que há abundância de verde ou de natureza seja exacta. O ar fresco faz um corpo bom e a paisagem verde fresca é o que os olhos precisam depois de uma longa semana de trabalho.